sábado, 3 de dezembro de 2016

LIVRO: Fábrica de Vespas - Iain Banks


Que tal entrar na mente de um serial killer em formação? "Fábrica de Vespas" foi publicado originalmente em 1984 e recentemente no Brasil pela editora DarkSide Books (agosto/2016), em uma linda edição em capa dura. Este livro causou bastante polêmica em sua época, tanto críticas positivas quanto negativas, por conta de seu conteúdo.

A história é contada por Frank, um garoto de 16 anos BEM estranho. Frank vive em uma pequena ilha na Escócia com seu pai, em uma grande propriedade. O garoto vive praticamente recluso, pois quando nasceu seus pais eram hippies e ele não foi registrado. Por isso seus dias são passados na ilha, na qual ele realiza "rituais" bizarros, envolvendo matar pequenos animais.

Frank pode ser considerado um serial killer, pois logo no começo do livro conta que já matou três crianças e ao longo da leitura vai descrever com orgulho e em detalhes esses assassinatos macabros. Frank também vai dedicar um capítulo só detalhando como funciona essa tal fábrica de vespas que dá título ao livro.


Como é comum na vida de serial killers, o ódio por mulheres e uma família disfuncional estão presentes. O pai de Frank tem algumas manias sem sentido e fica o dia todo trancado em um escritório ao qual ninguém pode entrar. Seu irmão mais velho, Eric, está internado em um hospital psiquiátrico por ter uma obsessão por matar cachorros e tentar colocar vermes e minhocas na boca de crianças.

Dentre outros fatos nada convencionais que Frank nos conta, o livro com 232 páginas torna-se uma leitura rápida e obsessiva; você não vai querer largar esse livro! Com vários momentos que você vai fazer um "OH!" e em outros que vai ficar enojado. Se você gosta de ler sobre serial killers, este livro não pode faltar na sua estante, já que o livro é coroado com um final surpreendente, que dificilmente o leitor poderia imaginar.


Iain Banks (1954-2013) nasceu e viveu na Escócia. Tornou-se amplamente conhecido pela controvérsia causada pelo seu primeiro romance, Fábrica de Vespas, publicado originalmente em 1984. Desde então, foi aclamado tanto pela crítica como pelos seus leitores por dezenas de obras de ficção e ficção científica. Foi considerado um dos Melhores Novos Escritores Britânicos em 1993. O jornal inglês The Times aclamou Iain Banks como “o romancista britânico mais imaginativo de sua geração” e o Guardian considerou-o “o padrão pelo qual o restante da ficção científica é julgado”.
Nota: ★ ★ ★ ★ ★
Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: