segunda-feira, 7 de novembro de 2016

LIVRO: A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

Acabei de terminar a leitura do livro "A Noiva Fantasma" de Yangsze Choo e trago esta resenha para vocês. Publicado no Brasil pela DarkSide Books, quem conhece a editora sabe como é o trabalho de capa, design e acabamento, como sempre impecáveis. O livro é capa dura, com detalhes em rosa e azul bem clarinhos, como vocês podem ver nas imagens abaixo. A DarkSide tem sempre este cuidado de transmitir a essência dos livros nesses detalhes.



A história se passa em 1893 na Península Malaia (hoje a região abrange países como a Malásia e Cingapura). A história é contada em primeira pessoa pela protagonista, uma garota de 17 anos chamada Li Lan. Logo no início do livro ela dará detalhes sobre Malaia, e pelo que percebi tem bastante influência chinesa. Na capa do livro vemos a ilustração remetendo à Li Lan, com uma aparência oriental.

Eu classifico essa história como um romance sombrio, pois é diferente de todos os romances que já li, não é daqueles romances "mamão-com-açúcar", sabe? É porque Li Lan recebe uma proposta de casamento da Família Lim, uma família abastada conhecida na península. Até aí tudo bem, o "problema" é que seu suposto pretendente já está morto há 1 ano.

Lim Tian Ching, o falecido, aparece nos sonhos de Li Lan para cortejá-la. Segundo ele, apesar dele estar morto, após o casamento os dois poderão se encontrar nos sonhos e serem um casal "normal", se é que dá para chamar assim. Li Lan começa a achar aquilo tudo muito estranho e procura saber mais sobre a família Lim. Ao aceitar o convite de ir à casa da família feito pela mãe do pretendente, Li Lan conhece o primo de Lim Tiang Ching, chamado Tian Bai, um rapaz muito bonito que desperta a atenção de Li Lan, mas que talvez guarde alguns segredos.

Para tentar se livrar do noivo que aparece nos seus sonhos, Li Lan acaba saindo do seu corpo e se aventura pelo mundo dos mortos, apesar de ainda estar viva. Mas será que ela conseguirá sobreviver? Essa pergunta ronda o livro todo e o final é surpreendente. A história toma um rumo totalmente inesperado e fora do convencional.



Este é o primeiro livro da autora Yangsze Choo, descendente de malaios, atualmente mora na Califórnia com seu maridos, dois filhos e um coelho de estimação.

Lembrei-me do livro "A Menina Submersa" (resenha aqui), que também tem a proposta de ser uma história sobre fantasmas, mas aqui em "A Noiva Fantasma" existem fantasmas no sentido literal, uma verdadeira viagem pelo mundo dos mortos. Foi uma leitura que me prendeu bastante e me fez ler horas à fio. Amei este livro, além da beleza da edição, o conteúdo também é excelente. Recomendo a leitura, porém acredito que mulheres irão gostar muito mais. Acho que um pré-requisito é você gostar de romances, mas também gostar de histórias sobre o sobrenatural.
Nota: ★ ★ ★  ☆

Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: