terça-feira, 22 de novembro de 2016

LIVRO: Alerta de Risco - Neil Gaiman

Você me parece uma pessoa gentil. Espero que seu mundo seja gentil. Bem, quer dizer, soube que vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos. Um santo vê um mundo de santos; um assassino vê apenas assassinos e vítimas. Eu vejo os mortos.



"Alerta de Risco" é o mais recente lançamento de coletânea de contos do Neil Gaiman. Recentemente fiz resenha de "Os Filhos de Anansi" do mesmo autor, confira aqui.

O livro reúne 24 contos de terror, fantasia, ficção científica e contos de fadas. O autor explica a escolha do título na introdução, pois sempre que ele via algo na internet escrito "alerta de risco", era porque seguiria algo meio bizarro, então ele pensou: "será que um dia vai existir um livro com um aviso desses na capa?", e aí está o livro dele.

Se você nunca leu nada do Neil Gaiman, saiba que ele é excelente em tudo que faz, escreve super bem e tem umas ideias incríveis. Se você gosta de contos, este livro é um prato cheio. Meus contos preferidos foram "Um labirinto lunar", "Detalhes de Cassandra" e "Laranja".

Em "Um labirinto lunar", temos a história de um labirinto cercado de ramos de alecrim com muitas lendas macabras relacionadas, tanto que os moradores locais atearam fogo, mas o narrador da história resolve visitar o lugar e adentrá-lo à luz da lua cheia.

"Detalhes de Cassandra" é a história de um rapaz que criou uma namorada imaginária para não se sentir em desvantagem com seus amigos, mas que depois de anos nem lembrando mais dessa história, um amigo e sua mãe lhe dizem que encontraram a tal da Cassandra. Ele pensa: "mas como, se ela não existe?". E conforme vai explorando os fatos, começa a questionar se tudo o que ele chama de realidade, ma verdade não é tudo fruto de sua imaginação. Um conto perturbador.

"Laranja" é um conto diferente de todos que já li. São um compilado de respostas de uma moça que aparentemente está sendo entrevistada pela polícia, não temos as perguntas, mas apenas as respostas, então conforme a leitura você vai imaginando o que o entrevistador perguntou para ela, enquanto ela relata uma história bem estranha de algumas coisas sobrenaturais que aconteceram com ela.

Apesar de não ter gostado de alguns contos e achar os contos mais longos cansativos, teve outros contos que marcaram bastante e fazem a leitura valer a pena.
Nota: ★ ★ ★ ☆ ☆
Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: