quinta-feira, 6 de outubro de 2016

LIVRO: Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é um autor clássico de mistério e horror e este livro é leitura indispensável para os fãs do gênero. Este foi o primeiro livro de contos que li de Edgar Allan Poe (mas já li vários poemas e amo-os). Esta edição contém 7 contos, são eles:
  • O gato preto
  • Manuscrito encontrado em uma garrafa
  • Os crimes da Rua Morgue
  • A carta roubada
  • O poço e o pêndulo
  • O escaravelho de ouro
  • A queda da Casa de Usher


Vale citar que este livro possui várias edições com traduções diferentes, a edição que li é a da editora Martin Claret, publicada em 2000.

O livro começa com o conto "O gato preto", um conto super famoso do autor, e não é para menos. Apesar de curto, começamos a entrar no clima de mistério de Poe. É a história de um homem que tem um grande apreço por animais, aliás tem vários em casa de estimação, e em um dia, de uma hora para a outra, começa a mudar muito seu comportamento e acaba matando seu gato preto. O que se segue você terá que ler para descobrir.

edgar_allan_poe_the_black_cat_by_klarEm-660x350-1444720569.jpg

Meus contos favoritos foram "Os crimes da Rua Morgue" e "A carta roubada", ambos com teor investigativo de crimes e tem um personagem que adorei chamado Dupin. Este personagem é extremamente observador e tem um poder de raciocínio de poucos. O primeiro conto é sobre um duplo homicídio com características bastante misteriosas e sem causas aparentes, mas Dupin e seu amigo começam a tentar desvendar esse crime e descobrir quem o cometeu. Já o segundo conto é sobre uma carta importante de uma pessoa influente que foi roubada e apesar de detetives já terem-na procurado e levantado suspeitos, não conseguem encontrá-la, mas Dupin mais um vez tentará desvendar o mistério.

Outro conto que gostei bastante foi "O escaravelho de ouro". Este conto até gerou prêmios ao Edgar Allan Poe. A história é narrada em primeira pessoa e conta a história de um amigo do narrador, William Legrand, uma pessoa muito solitária que vive em uma ilha e supostamente sabe onde está escondido um tesouro escondido, que aparentemente tem relação com um escaravelho de ouro, e coisas muito estranhas começam a acontecer.

Algo muito interessante sobre esses contos de Edgar Allan Poe, é que em maioria são em primeira pessoa, o que torna o leitor muito mais envolvido, como se aquela história tivesse acontecido com quem lê o conto.
Nota: ★ ★ ★ ★ ☆

Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: