terça-feira, 2 de agosto de 2016

LIVRO: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

"O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares" é o primeiro volume de uma série criada pelo escritor Ransom Riggs, que em breve ganhará uma versão cinematográfica dirigida por ninguém mais, ninguém menos que Tim Burton. Os livros que dão continuidade a série são: "Cidade dos Etéreos" e "Biblioteca de Almas".


Este livro tornou-se um dos mais vendidos no mundo todo, e não é para menos. A começar pelo título, longo e atrativo e uma capa realmente... peculiar! Ao folheá-lo, difícil quem não fique curioso, já que a história é narrada pelo personagem Jacob através de uma mistura de texto e fotos um tanto inusitadas,  criando um clima obscuro e único à leitura.

Jacob é um adolescente membro de uma rica família. Ele é muito apegado ao avô, Abe, sendo uma das únicas pessoas que ainda consegue ter uma boa relação com o senhor que já está bem velhinho e tem dito umas coisas bizarras, principalmente sobre um monstro que está perseguindo-o e sobre um orfanato dirigido por uma mulher chamada Peregrine.


Desde os 6 anos, Jacob ouvia essas histórias estranhas contadas por Abe, que mostrava-lhe fotos das crianças do orfanato, chamadas de "peculiares", já que cada uma tinha uma habilidade: um garoto era invisível, uma garota levitava, um garoto tinha uma força extraordinária, e assim por diante. Jacob nunca acreditou muito nessas histórias e passou a acreditar ainda menos enquanto crescia, pois o avô era como um louco mostrando aquelas fotos que mais pareciam montagens super mal feitas.

Um dia, o avô liga para o neto dizendo que estava em perigo, pois o monstro tinha encontrado-o. Desesperado, Jacob vai atrás do avô em um bosque atrás de sua casa e encontra-o quase morto, além de realmente ver o tal monstro - afinal Abe não estava mentindo.

peregrins-gallery1

Antes de morrer, o avô dá as coordenadas de como encontrar o orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, mas como não diz de forma clara, começamos a jornada para desvendar a mensagem junto com Jacob e descobrir o que é realidade e o que é fantasia.


Enfim, uma leitura prazerosa! Várias cenas prendem o leitor e não há divagações em coisas não importantes, já que ao longo da leitura você vai percebendo que tudo se conecta. Eu diria que é um livro muito bem escrito sobre seres fantásticos, viagem no tempo, aventura, mistério e tudo isso com uma boa pitada do estilo à lá "Tim Burton". Simplesmente tornou-se um dos meus livros favoritos!
Nota: ★ ★ ★ ★ ★

Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: