segunda-feira, 25 de julho de 2016

LIVRO: Dexter (A Mão Esquerda de Deus) - Jeff Lindsay

Este é o primeiro volume da série de livros "Dexter", que deram origem ao famoso seriado homônimo, protagonizado por Michael C. Hall (veja o post sobre a série aqui). A história é contada por Dexter, um serial killer. Mas Dexter não é um serial killer qualquer - ao contrário de 99% dos serial killers que escolhem como vítimas pessoas comuns e inocentes, Dexter prefere matar outros assassinos em série.

dexter

Desde criança, Harry - seu pai adotivo e policial de Miami, percebeu alguns comportamentos diferentes no garoto, como antipatia e matança de pequenos animais. Isso tem relação com um terrível evento traumático que Dexter sofreu aos 3 anos de idade, ao qual nem mesmo ele lembra-se, mas que definiu sua sede por assassinar.

Sabendo que logo os assassinatos passariam de animais para pessoas, Harry treinou-o para matar apenas os caras maus e para que não fosse pego. Uma das estratégias é criar um disfarce social, isto é, fingir ser uma pessoa normal, quando ele não era.

Parte de seu disfarce é ter uma profissão, que coincidência ou não, facilita muito sua busca por vítimas: ele é perito em respingos de sangue e trabalha no Departamento de Investigação de Homicídios da polícia de Miami. Além disso, tem como pessoas próximas sua namorada Rita e sua irmã Deborah, uma policial - assim como o pai - que trabalha no Departamento de Narcóticos.

dexter2

Esse é o seu dia-a-dia nada convencional. Porém, uma nova série de assassinatos vai mexer com ele: um assassino que é bastante cuidadoso e "caprichoso", drena todo o sangue e corta as partes do corpo das vítimas de uma forma "artística", segundo Dexter. Isso o deixará fascinado em busca de um assassino tão inteligente e com uma mente tão parecida com a dele.

A narrativa em primeira pessoa nos faz ir fundo na mente de Dexter, o que muitas vezes é instigante e até divertido. Apesar de tratar-se de descrições detalhadas de homicídios, não considerei uma leitura pesada, já que o narrador trata tudo com extrema naturalidade, assim como na série.

dexter3

Falando em série, quem assistiu vai perceber algumas diferenças sim, principalmente quanto aos personagens de Deborah e La Guerta. Ademais, acredito que quem gostou da série vai gostar do livro, já que o mesmo traz vários detalhes e acontecimentos diferentes. Mas se você ainda não assistiu ao seriado, recomendo que leia o livro primeiro.
Nota: ★ ★ ★ ☆ ☆

Próximo Post
Anterior Post

0 comentários: